Sanágua Análises químicas e ambientais Sanágua Análises químicas e ambientais

 

Notícias

Poluição causada por produtos plásticos

segunda, 27 de julho de 2015 às 17h34
O plástico tornou-se um produto essencial para as pessoas ao redor do mundo. Desde a sua descoberta por Alexander Parkes em 1852, tem sido um dos produtos mais usados em diversos países. O suprimento plástico está em inúmeros produtos que conhecemos atualmente, incluindo roupas, alimentação, aparelhos tecnológicos, etc, e cada setor precisa do plástico para suas operações.

Embora seja uma das mercadorias mais essenciais, não há como negar que o uso de plástico tem suas próprias desvantagens. Além de ser perigoso para a vida humana vegetal e animal, o principal problema com o plástico surge quando ocorre a necessidade de descarte. Os plásticos necessitam de quase cinco a seis décadas para se decompor. Às vezes, esse período se estende a mais de um milhão de anos.

Fatos sobre a poluição com sacos plásticos

Quase todas as pessoas utilizam sacos de plástico na vida diária, mas muitos não sabem que estes sacos são a principal causa para a poluição do ar, água e terra. A maioria dos países já proibiu o uso de sacos de plástico, devido ao elevado grau de toxicidade deles. As pessoas que não têm nenhuma ideia sobre o nível de poluição que estes sacos criam, definitivamente, deveriam ler sobre os efeitos nocivos que tais produtos provocam.

É muito comum que o descarte de produtos plásticos, como as sacolas encontradas em supermercados, seja feito no solo (enterrado) ou jogado em água corrente, como rios e mares. Mas o problema deste tipo de descarte, além de gerar poluição, é que as sacolas acabam por prejudicar os peixes e organismos aquáticos.

Ambientalistas afirmam que os sacos de plástico são responsáveis pela morte de mais de 100.000 tartarugas marinhas todos os anos. A coisa mais importante a saber sobre tais produtos é que eles não se decompõem com facilidade e ocupam espaço permanente.

Sobre a poluição por plásticos

Ambientalistas estão incentivando pessoas a acabarem com o uso de sacolas plásticas em quase todos os países, mas isto ainda não ocorreu em grande taxa. Para as pessoas que não sabem como o plástico pode ser perigoso para eles e para as gerações futuras, aqui estão alguns fatos importantes para o seu conhecimento.
- Garrafas de plástico demoram quase 1.000 anos para se decompor. Quase todas as peças de plástico já feitas ainda existem.
- Cerca de 14 bilhões de quilos de resíduos de plástico são jogados no mar a cada ano. Sacos de plástico e outros resíduos de plástico sufocam quase 1 milhão de animais marinhos.
- Reciclagem de plástico é a única maneira de garantir a deposição segura de plástico, mas a maioria das pessoas nem mesmo sabe disso.

Fonte: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br

 

Veja também