Sanágua Análises químicas e ambientais Sanágua Análises químicas e ambientais

 

Notícias

Incentivo a Arborização de Ambientes Urbanos

segunda, 20 de outubro de 2014 às 17h31
Já é evidente para a realidade urbana que o plantio de árvores é muito benéfico tanto para a beleza do ambiente quanto para a qualidade de vida de habitantes e turistas da região. A arborização é questão que deve ser levada em consideração pela prefeitura ou órgão responsável por cada espaço territorial, pois deles é a responsabilidade pela manutenção de uma melhoria de vida da população em geral.
O projeto de plantio de árvores em cidades e conglomerados urbanos deve ser estudado e auxiliado por escolas e faculdades competentes. Um projeto bastante comum no Brasil é desempenhado por escolas, que propiciam que seus alunos plantem e cuidem de árvores nas cidades, criando desde cedo uma conscientização em relação ao meio ambiente. Além disto, algumas prefeituras já delegam a responsabilidade do cuidado de jardins públicos a empresas privadas, que podem fazer propaganda neste espaço público, desde que assumam a responsabilidade de sua manutenção.
Projetos deste tipo devem ser encorajados para que esta seja uma ideia disseminada em todo o país. Deve-se levar em conta, contudo, que existem espécies corretas de plantas para cultivo em ambientes urbanos. O tamanho da copa deve ser levado em consideração principalmente se o local tiver residências ou prédios, limitando o espaço de crescimento.
O tronco e a raiz são pontos relevantes para o plantio em calçadas. Deve-se escolher espécies de troncos pequenos ou médios, condizentes com o espaço proporcionado para seu crescimento. A raiz não deve ser, sempre que possível, exposta externamente, pois são frequentes casos em que esta parte da árvore quebra ou danifica de alguma forma a pavimentação da rua ou a própria calçada em que a árvore é plantada.
Deve-se, portanto, estudar a espécie mais adequada para plantio dependendo do lugar. É sempre uma boa dica recorrer a algum biólogo com experiência, a fim de que ele dê seu parecer profissional na questão.

Fonte: www.ecologiaurbana.com.br

 

Veja também