Sanágua Análises químicas e ambientais Sanágua Análises químicas e ambientais

 

Notícias

Preservação da Camada de Ozônio: O que você faz para preservar ?

quarta, 19 de novembro de 2014 às 16h39
Nosso planeta é envolvido por uma capa protetora composta por gás ozônio(o3) que é o responsável por filtrar aproximadamente 95 % do raios UVB ( raios ultravioletas B) , que são enviados pelo sol e atingem a Terra.

O ozônio é a única substância que absorve a radiação ultravioleta nociva proveniente do sol , e por este motivo se torna de extrema importância para a manutenção da vida, pois sem essa proteção nossa exposição aos raios nocivos seria bem maior, o que afetaria diretamente nosso sistema imunológico,  nos deixaria mais vulneráveis a doenças como câncer, cataratas e alergias, além de  prejudicar a fotossíntese das plantas reduzindo sua capacidade.

Hoje comemoramos o  Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, a data foi instituída pela ONU ( Organização das Nações Unidas ) no ano de 1994 como comemoração ao Protocolo de Montreal assinado em 1987 por 46 países comprometidos a diminuir a produção de clorofluorocarbono (CFC), um dos gases mais nocivos que contribuem para deterioração da camada de ozônio.
Existem produtos que possuem CFC  como determinados eletrodomésticos,  cosméticos que utilizam sistema de aerossóis, ar condicionados, veículos que emitem contaminantes através da queima do combustível  entre muitos outros… Estes produtos quando não são feitas revisões, ou se tornam muito antigos, não possuem manutenção adequada, e se tornam emissores de gases CFC prejudicando a camada de ozônio e comprometendo a proteção do planeta.

Muitos destes produtos estão presentes em nossa rotina e se fazem essenciais para o funcionamento da mesma. Porém existem atitudes simples que podem contribuir para uma menor emissão de gases poluente e aumentar a preservação da camada de ozônio, como:

Estar a atento a manutenção de eletrodomésticos como geladeira e ar condicionado, estar em bom funcionamento garante que não haja vazamento de CFC para atmosfera.
De preferencia a  transportes públicos, ou implante o sistema de caronas para pessoas que morem próximas. Menos veículos circulando, são menos gases emitidos
Separe o lixo corretamente, e descarte baterias e pilhas em lixos próprios para esses materiais, pois quando descartados de maneira errada podem contaminas o solo e liberar metais pesados na atmosfera.
Faça sua parte na preservação, e garanta que a qualidade da vida no planeta se torne melhor.

Fonte: www.fazforte.com.br

 

Veja também