Sanágua Análises químicas e ambientais Sanágua Análises químicas e ambientais

 

Notícias

No MS, 10 mil peixes morrem por causa de atraso em construção de aquário

sexta, 17 de julho de 2015 às 11h07
O atraso na construção do Aquário Pantanal, em Campo Grande (MS), causou a morte de mais de 10 mil peixes. Os animais aguardavam o fim da obra em reservatórios provisórios. O aquário ainda não tem previsão de conclusão e, desde novembro, os peixes estavam sob os cuidados da Anambi, empresa que ganhou a licitação de R$ 5,2 milhões para o projeto de pesquisa e manutenção das espécies.

No entanto, segundo a Folha de São Paulo, 80% dos animais morreram por conta da queda de temperatura à noite, 10% no transporte e os outros 10% por doenças. Alguns dos peixes eram importados da África, Ásia e oceania. "Nosso cronograma previa a transferência dos peixes entre janeiro e fevereiro [de 2015], só que os tanques não ficaram prontos", explicou o dono da empresa, Geraldo Augusto Silva.

Segundo o governo, havia falhas técnicas em vistorias feitas nos locais em que os animais estavam armazenados. "Seria natural que houvesse uma taxa de mortalidade, mas foi bem maior por causa da falta de infraestrutura", disse Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente.
O custo do Aquário Pantanal é de R$ 170 milhões e o Ministério Público abriu uma investigação para apurar as responsabilidades. Verruck admite que, caso o prazo de transferência dos animais se prolongue, os peixes podem ser doados, despejados em um tanque maior ou abatidos e ter a sua carne distribuída.

Fonte: http://www.capitalnews.com.br

 

Veja também