Sanágua Análises químicas e ambientais Sanágua Análises químicas e ambientais

 

Notícias

No dia 21 de abril vai acabar toda a água da Cidade do Cabo

segunda, 26 de mar?o de 2018 às 12h06
A Cidade do Cabo, uma das três capitais da África do Sul, ficará completamente sem água em três meses. A metrópole de quatro milhões de habitantes encara a maior seca de sua história: ao longo de todo o ano de 2016, registrou apenas 200 milímetros de precipitação (para fins de comparação, São Paulo, só no mês de janeiro, registra em média 237 milímetros). Um site criado especialmente para acompanhar a situação das represas indica que hoje (16), o nível está em 28,7%. Apenas 39% dos cidadãos estão seguindo a recomendação das autoridades e usando menos de 87 litros por dia.

Segundo a revista Time, quando os reservatórios atingirem 13,5% da capacidade, em 21 de abril, o fornecimento de água será limitado a hospitais e outros serviços essenciais. As torneiras vão secar, e a prefeitura, com ajuda das forças armadas, passará a fornecer 25 litros diários a cada cidadão – que poderão ser retirados em 200 pontos espalhados pela cidade. Com as represas abaixo dos 10%, se torna tecnicamente impossível retirar qualquer quantidade de água das represas.

A Universidade da Cidade do Cabo afirma que a responsabilidade de coletar o líquido, após o início do racionamento, será toda dos cidadãos, e ainda não há um meio de garantir que idosos, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis tenham acesso a suas cotas diárias de água – ONGs e o governo federal foram chamados para colaborar com esses esforços. Considerando os 2,4 mil quilômetros quadrados de extensão da capital, é provável que pessoas de menor renda, que não têm automóveis particulares e vivem em regiões distantes, também não consigam levar os galões até suas casas. 

Fonte: https://super.abril.com.br/sociedade/no-dia-21-de-abril-vai-acabar-toda-a-agua-da-cidade-do-cabo/

 

Veja também