Sanágua Análises químicas e ambientais Sanágua Análises químicas e ambientais

 

Notícias

Mudança do clima ameaça criação de renas na terra do Papai Noel

quarta, 21 de fevereiro de 2018 às 14h50
Do total de 75 mil Sámis, também  espalhados pela Noruega, Suécia e Rússia, os cerca de 10,5 mil indígenas originários da Lapônia dependem da natureza para viver. Além do pastoreio de renas, a pesca, a caça e o artesanato são as principais fontes de renda.

Pesquisas locais e internacionais confirmam que a temperatura no Ártico está aumentando o dobro da média global. Os efeitos dramátios são sentidos diretamente pelas renas, que sofrem para se alimentar durante o inverno rigoroso. De acordo com o Instituto de Recursos Naturais (Luke) da Finlândia, o outono quente e úmido e a antecipação do início do inverno tornam a neve mais dura e dificulta o acesso das renas aos alimentos.

Como explica o cientista do instituto Jouko Kumpula, “os criadores de renas têm que se preparar e buscar formas alternativas de alimentos para os animais durante o inverno para evitar as mortes ou perda brusca de peso”. Ele completa que novas doenças e parasitas estão expandindo em direção ao norte por causa da mudança climática, o que também afeta as renas.

Desafios

O povo Sámi conta com um parlamento próprio composto por 21 membros e liderado por uma mulher de 34 anos. Tiina Sanila-Aikio é presidente da entidade, que é independente da administração pública da Finlândia, mesmo funcionando sob a tutela do Ministério da Justiça do país.

Para ela, o principal objetivo do parlamento é representar o povo indígena dentro da Finlândia e no âmbito global no que se refere aos assuntos que afetam a população nativa.  Tiina defende que o um desafio mundial como a mudança climática só pode ser encarado por meio da cooperação e utilizando os melhores conhecimentos disponíveis. “A experiência tradicional do povo indígena é extremamente importante para resolução do problema climático”.

Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2018/02/21/141955-mudanca-do-clima-ameaca-criacao-de-

 

Veja também