Sanágua Análises químicas e ambientais Sanágua Análises químicas e ambientais

 

Notícias

Importância de Conservar a Natureza

s?bado, 20 de dezembro de 2014 às 09h28
Antes de acabar a Segunda Guerra Mundial não existiam estudos divulgados de forma massiva no sentido de apontar a necessidade de conservar a natureza para as novas e futuras gerações. Esse representou um paradigma da economia que observou a ecologia de forma profunda, com maiores valores aos seres-humanos do que às florestas. Na época o conceito de economia principal consistia no fato dos recursos naturais não serem escassos. Porém, nos dias de hoje a consciência ambiental mudou, embora grande parte das nações apenas fique na teoria e exista pouca prática.

Ciclo da Vida do Globo Terrestre

Não se pode ignorar o fato de que ato de preservar a natureza se relaciona com a própria prática de evitar com que aconteça a extinção das formas de vida no globo terrestre. Com o aumento do desmatamento existe a evolução da queda das árvores que são indispensáveis para fornecer ar com qualidade aos seres-humanos conseguirem respirar.
Outro ponto a se considerar em termos de desmatamento e da importância de conservar a natureza está no aumento do aquecimento global. Especialistas indicam que esse consiste em fenômenos naturais do globo terrestre, mas o processo de intensificação das indústrias faz com que aconteça o aumento do efeito estufa gerado por ações do homem.

Aquecimento Global: Importância de Conservar a Natureza

Com o aumento do aquecimento global acontecem buracos na camada de ozônio. A vida apenas pode acontecer no globo terrestre por causa do sol e da água. Porém, quando as luzes solares se encontram presente de forma intensa aumentam as chances de acontecerem problemas de câncer de pele em populações que residem nos locais pertos dos orifícios.
O ozônio representa elemento principal para proteger o globo terrestre contra os raios solares cancerígenos, mas com o aumento do efeito estufa acontecem buracos que prejudicam não apenas formas de vida como o solo em si, aumentando o processo de desertificação.
Com o efeito estufa acontece o seguinte: O excesso de gases poluentes fica na atmosfera e o globo terrestre não tem a capacidade de eliminar o excesso ao universo. Não existe presença de cobertura vegetal para trocar o calor que volta para a superfície e aumenta o efeito estufa, causando desequilíbrio ambiental. Aumenta a presença de calor e por consequência populações sofrem com doenças sérias.

Não se pode ignorar o fato de que com o aumento do aquecimento global também acontece o crescimento dos níveis marítimos, o que prejudica a vida que existe em ilhas ou países que se estabelecem em pequenas latitudes. Nações desenvolvidas que correm o risco de serem engolidas por mar precisam construir barragens para reter o excesso de água. Interessante notar que a fauna começa a entrar em processo de extinção por causa do degelo que aumenta em consequência do efeito estufa, como no caso dos ursos polares que estão sumindo nos habitats naturais, por exemplo.
Outro ponto a se considerar em termos de aquecimento global consiste no fato de aumentar o número de queimadas que afeta de forma principal regiões com vegetações baixas ou médias e também prejudica a vida animal ao levar em conta que adultos precisam encontrar novos habitats e por consequência abandonar os filhotes para a própria sobrevivência. Como as pequenas espécies não possuem estrutura física para fugir acaba morrendo por causa do excesso de fogo na mata.

Exploração do Petróleo e Qualidade da Água

Nos dias de hoje existe a necessidade de diminuir a demanda por conta de petróleo que apenas aumenta junto com o crescimento das populações. Nesse sentido, além de motores que funcionam de forma elétrica, também deve existir menos exploração de petróleo que por consequência trazem problemas ambientais quando acontecem vazamentos.

Por exemplo, um litro de óleo que vaza pode prejudicar cem litros de água potável – típico recurso natural que se encontra escasso ao ponto de milhares de pessoas morrerem por ano por causa da falta de água para beber, ou em consequência do consumo de conteúdos que estão infectados com bactérias.
Existem inclusive planos no sentido de explorar o petróleo no ártico e ao mesmo tempo aproveitar o degelo. Porém, ao levar em consideração a falta de tecnologia para fazer o procedimento se pode dizer que a queda do gelo pode aumentar e por consequência desencadear problemas sérios inclusive em termos de equilíbrio ambiental ao levar em conta que o gelo serve para equilibrar melhor os níveis de calor que existe no globo terrestre.

Água e Conservar a Natureza

Noventa por cento da água que existe no globo terrestre não está disponível no sentido de participar do processo de recurso potável e pronto para o consumo. As populações aumentam e a carência de água doce aumenta. Por esse motivo existe a importância de usar esse recurso natural sem desperdício. Existem locais nos quais o litro de petróleo custa mais caro do que o litro de água, como no caso da Venezuela, por exemplo.

Protocolos Ambientais

De forma prática o mundo compreende as estatísticas e análises feitas por órgãos respeitáveis como a ONU e UNESCO ao que se refere para o problema de conservar a natureza e ao mesmo tempo não perder o ritmo produtivo. Existem diversos protocolos que são assinados por nações que se encontram em reuniões internacionais. Porém, poucos resultados em favor da natureza acontecem de forma pragmática, visto que
Estados Unidos e China, as duas grandes potências econômicas e principais emissoras de gases para a atmosfera, se recusam a assinar acordo que representa diminuir o ritmo produtivo. As duas potências possuem medo de perder as primeiras colocações na economia mundial e por consequência continua a explora a natureza sob a ótica da ecologia profunda.

Conservar a Natureza!

O ato de conservar a natureza representa com o ponto de tomar cuidado para que o planeta Terra não entre em ciclo de extinção no que tange aos seres-visos que demandam da naturalidade para conseguir a sobreviver com qualidade de vida. Animais são usados para o alimento ao ponto que a água e vegetais participam do processo de remédios, casos as duas partes não existam, os seres-humanos não conseguem sobreviver no planeta Terra.

Fonte: http://meioambiente.culturamix.com

 

Veja também