Sanágua Análises químicas e ambientais Sanágua Análises químicas e ambientais

 

Notícias

Como limpar a casa sem agredir o meio ambiente e sua saúde

sexta, 13 de julho de 2018 às 12h04
Limpar a casa é indispensável para proteger a saúde dos moradores. No entanto, para realizar a tarefa são utilizados diversos produtos de limpeza, que acabam indo parar na rede de esgoto e poluindo rios, córregos e lagos.

A Fundação SOS Mata Atlântica avaliou a qualidade da água de 240 pontos de coleta distribuídos em 184 rios e corpos d’água, de março de 2016 a fevereiro de 2017. O levantamento apontou que apenas 2,5% (6) dos locais avaliados possuem qualidade boa, enquanto 70% (168) estão em situação regular e 27,5% (66) com qualidade ruim ou péssima.

Segundo a especialista em Recursos Hídricos da ONG, Malu Ribeiro, “a principal causa da poluição dos rios monitorados é o despejo de esgoto doméstico junto a outras fontes difusas de contaminação".

O cenário alerta para a necessidade de ações, tanto do poder público, quanto da população e empresas. Repensar os hábitos de consumo no setor de limpeza, por exemplo, é um dos caminhos, já que vários produtos utilizados em casa interferem no nível de oxigênio da água e formam espuma quando despejados nos rios e lagos. 
Essa poluição da água torna o recurso impróprio para o consumo, prejudicando a saúde do ser humano e também causando a morte de peixes e outros organismos aquáticos, além de animais que interagem com esse ecossitema. São apenas dois exemplos de muitas consequências graves.

UM®, o primeiro produto SmartClean do mundo, nasceu com o objetivo de ser o único do lar e causar menos impacto no meio ambiente. O produto foi desenvolvido pela Universal Chemical e possui tecnologia que permite que ele substitua, pelo menos, 20 produtos de limpeza convencionais.
Para usá-lo de diversas formas, basta mudar a diluição do produto. UM® substitui seu detergente, limpador perfumado, lava louças, desengordurante, multiuso, sabão em pó, shampoo para carros, e muito mais. Por ser SmartClean, suas UltraMoléculas agem somente na sujeira, não agredindo a superfície onde é aplicado.

Além de seu excelente custo-benefício e alta qualidade, UM® é um produto eco-friendly:

Todos os componentes de sua fórmula são biodegradáveis, ou seja, se decompõem com maior facilidade na natureza, evitando a contaminação do meio ambiente;
Menos embalagens plásticas significam economia doméstica e economia de água, já que para produzir um quilo de plástico são consumidos 182 litros de água;
Reduz até 90% do lixo doméstico gerado pelos produtos de limpeza convencionais;
Os frascos e caixas do UM® são fabricados com 85% de material reciclado!
Por isso, na hora da limpeza, troque todos por UM®! O SmartClean deixa sua casa brilhando, do chão até a louça, e ainda colabora com o bem-estar do planeta. 
Outras maneiras de evitar a poluição da água
Além de dar preferência aos produtos biodegradáveis, você pode:

Fazer o descarte de óleos em locais adequados. Basta pesquisar os pontos de coleta na sua cidade;
Guardar os resíduos quando estiver fora de casa e descartá-los no local correto;
Denunciar tubulações clandestinas de esgoto;
Providenciar lixeiras elevadas para evitar que os sacos sejam levados pela correnteza e parem nos rios, por exemplo;
Cobrar do poder público a promoção de ações de preservação e tratamento.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/especial-publicitario/um/troque-todos-por-um/noticia/com

 

Veja também